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The White Star Line | |
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Fundação | 1845 |
Sede | Liverpool, Reino Unido |
Fundador(es) | John Pilkington e Henry Wilson |
Indústria | Transporte marítimo |
A The White Star Line foi uma proeminente companhia de navios do Reino Unido fundada em 1845. A empresa era a proprietária do luxuoso navio RMS Titanic. Os navios RMS Olympic e o HMHS Britannic navios da mesma classe do Titanic também pertenceram a frota da companhia.
A White Star foi fundada na cidade de Liverpool por John Pilkington e Threlfall Henry Wilson no ano de 1845. Eles tinham como objetivo aproveitar o florescente comércio entre Grã-Bretanha e Austrália, motivada pela descoberta de ouro naquele país. A corrida do ouro começou na Austrália no início da década de 1850. Houve uma forte imigração entre os anos de 1851 e 1860 e é estimado que 484.000 pessoas vindas da Inglaterra e Gales, Escócia e Irlanda chegaram a Austrália no período.
O plano de negócios da companhia previa inicialmente o fretamento e locação de navios. Os primeiros navios nesta condição foram os veleiros Ellen e Iowa de 879 toneladas, e os clipper Red Jacket (1853), Blue Jacket (1854) e o RMS Tayleur (1854) que afundou em sua primeira viagem.
Em 1863 foi comprado o vapor SS Royal Standard que alcançava 6/8 nós como velocidade de cruzeiro, velocidade inferior a alcançada pelos veleiros tipo clipper da época.
Para aumentar de tamanho, a White Star fundiu-se com duas outras empresas, a Black Ball e a Eagle Lines formando um conglomerado chamado Liverpool, Melbourne and Oriental Steam Navigation Company Limited. Esta fusão não prosperou e a companhia concentrou os seus serviços entre as cidades de Liverpool na Inglaterra e Nova Iorque nos Estados Unidos. Os investimentos pesados em novos navios, aliado a uma frota de envelhecida com dificuldade em competir com os navios da Cunard Line, fez com que a empresa fosse a falência em 1867, encerrando as suas atividades.
[editar]Década 1850
- Red Jacket (1853)
- Blue Jacket (1854)
- Tayleur (1854)
- Royal Standard (1863)
[editar]Década 1870
- Oceanic (1870)
- Atlantic (1871)
- Baltic (1871)
- Tropic (1871)
- Asiatic (1871)
- Republic (1872)
- Adriatic (1872)
- Celtic (1872)
- Traffic (1872)
- Belgic (1872)
- Gaelic (1873)
- Britannic (1874)
- Germanic (1875)
[editar]Década 1880
- Arabic (1881)
- Coptic (1881)
- Ionic (1883)
- Doric (1883)
- Belgic (1885)
- Gaelic (1885)
- Cufic (1885)
- Imo (1889)
- Teutonic (1889)
[editar]Década 1890
- Majestic (1890)
- Nomadic (1891)
- Tauric (1891)
- Magnetic (1891)
- Naronic (1892)
- Bovic (1892)
- Gothic (1893)
- Cevic (1894)
- Pontic (1894)
- Georgic (1895)
- Delphic (1897)
- Cymric (1898)
- Afric (1899)
- Medic (1899)
- Oceanic (1899)
- Persic (1899)
[editar]Década 1900
- Runic (1900)
- Suevic (1901)
- Celtic (1901)
- Athenic (1902)
- Corinthic (1902)
- Ionic (1902)
- Cedric (1903)
- Victorian (1903)
- Armenian (1903)
- Arabic (1903)
- Romanic (1903)
- Cretic (1903)
- Republic (1903)
- Canopic (1904)
- Cufic (1904)
- Baltic (1904)
- Tropic (1904)
- Gallic (1907)
- Adriatic (1907)
- Laurentic (1908)
- Megantic (1909)
[editar]Década 1910
- Zeeland (1910)
- Nomadic (1911)
- Traffic (1911)
- Olympic (1911)
- Belgic (1911)
- Zealandic (1911)
- Titanic (1912)
- Quen Mary (1912)
- Vaterland (1914)
- Lapland (1914)
- Britannic (1914)
- Belgic (1911)
- Vedic (1918)
- Bardic (1919)
[editar]Década 1920
- Gallic (1920)
- Mobile (1920)
- Arabic (1920)
- Homeric (1920)
- Haverford (1921)
- Poland (1922)
- Majestic (1922)
- Pittsburgh (1922)
- Doric (1923)
- Delphic (1925)
- Regina (1925)
- Albertic (1927)
- Calgaric (1927)
- Laurentic (1927)
[editar]Década 1930
- Britannic (1930)
- Georgic (1932)
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